De acordo com um estudo de uma equipa de investigadores da Suécia, citada pela revista Caras, os homens mais musculados têm tendência a viver mais anos, mesmo que tenham peso a mais quando são adultos porque os músculos mais fortes permitem-lhes viver mais anos.
A equipa sueca conduziu esta pesquisa com base em mais de um milhão de adolescentes masculinos, todos recrutas do exército, com idades entre os 16 e os 19 anos.
De acordo com a Caras, estes adolescentes foram acompanhados durante 24 anos, tendo-lhes sido pedido que passassem por testes musculares que envolviam exercícios de resistência muscular.
Os cientistas suecos chegaram à conclusão de que aqueles com menos força e pernas e braços fracos tinham maior probabilidade de morrer mais cedo e o estudo também sugeriu que pessoas fisicamente mais fracas podem ser psicologicamente mais vulneráveis.
Contudo, a investigação sublinhou que não era o treino excessivo que iria permitir aos jovens viver mais.
No final, os adolescentes que tinham mais força do que a média, mostraram ter entre 20 a 30% menos probabilidade de morrer cedo e também tinham entre 20 a 30% menos probabilidade de morrer devido a suicídio.