Presidentes dos PALOP voltam a reunir-se 22 anos depois

Os presidentes dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) reunem-se hoje em Luanda, no que será um reencontro institucional 22 anos depois da última cimeira.

Notícia

©

Lusa
30/06/2014 06:15 ‧ 30/06/2014 por Lusa

Mundo

África

O encontro, que visa, sobretudo, reativar a organização - com a última edição a realizar-se em 1992, em São Tomé -, vai permitir criar o Fórum PALOP.

Dos cinco presidentes, apenas o moçambicano Armando Guebuza estará ausente, por motivos de agenda, sendo substituído pelo primeiro-ministro Alberto Vaquina.

Além do anfitrião José Eduardo dos Santos, participam na cimeira o cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca, o guineense José Mário Vaz e o são-tomense Manuel Pinto da Costa.

Os presidentes de Angola e de São Tomé e Príncipe são os únicos que repetem a presença relativamente ao anterior encontro institucional, em 1992, em São Tomé.

Nesta cimeira de Luanda serão aprovados os estatutos do Fórum PALOP, cujos objetivos são dinamizar as relações entre os "Cinco" - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, e a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas