A bomba, colocada numa camioneta de transporte de carvão, explodiu às 08:30 locais (mesma hora em Lisboa), indicou a polícia nigeriana, que não deu informações sobre o número de vítimas.
"Ouvimos uma forte explosão e vimos gente a correr em todas as direções. Até ao momento encontrámos 10 mortos e transportamos 27 pessoas (feridas) para o hospital", disse à EFE um dos funcionários do serviço de emergência, adiantando temer o aumento do número de mortos.
O exército nigeriano isolou a zona pouco depois da explosão, que suspeita ter tido o envolvimento do grupo radical islâmico Boko Haram, presumível autor de três atentados à bomba realizados nos últimos três meses na capital do país, Abuja.
O mais recente ocorreu na quarta-feira, quando um motociclista atirou uma bomba para a entrada de um dos mais frequentados centros comerciais da cidade e matou 21 pessoas.
O Boko Haram, que sequestrou mais de 200 raparigas em meados de abril, pretende criar um estado islâmico no norte da Nigéria, essencialmente muçulmano, ao contrário do sul, onde os cristãos estão em maioria, e terá morto mais de 3.000 pessoas desde 2009.