Cesarianas aumentam risco de nado-morto

As grávidas que são submetidas a cesarianas estão 14% mais propensas a dar à luz um bebé sem vida numa próxima gravidez, alertam os investigadores da Universidade College Cork, na Irlanda.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
03/07/2014 20:15 ‧ 03/07/2014 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Estudo

Optar por uma cesariana pode ser mais confortável para a mulher na hora do parto mas poderá trazer consequências graves no futuro. Uma delas diz respeito ao aumento da probabilidade de, numa futura gravidez, o bebé nascer morto, lê-se na BBC.

Os investigadores da Universidade College Cork alertam para o facto de as mulheres que se submetem a cesariana correrem o risco de ter um nado-morto numa próxima gravidez.

Para os cientistas, o risco ronda os 14% e ocorre a cada 3.300 cesarianas, contudo, alertam para o facto destes “resultados raros” serem “devastadores para os pais e profissionais de saúde”.

À BBC, Louise Kenny, um dos mentores do estudo, aconselha as mulheres a “evitar a cesriana quando não houver indicação médica para fazê-la”, uma vez que este tipo de parto aumenta a probabilidade de uma gravidez ectópica em 9%, isto é, quando um óvulo fertilizado se implanta fora do útero.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas