“Digam-me, qual é a diferença entre as operações israelitas e as dos nazis de Hitler? É racismo, fascismo. O que está a acontecer em Gaza faz reviver o espírito do mal e perverso de Hitler”, disse Recep Erdogan, citado pelo Diário de Notícias, durante um comício eleitoral no Leste da Turquia.
Esta não é a primeira vez que, nos últimos dias, Erdogan se refere a esta questão comparando-a com a situação vivida na Alemanha Nazi.
Em declarações citadas pela agência Reuters, o primeiro-ministro turco referiu-se ao povo israelita como indivíduos que “não têm nenhuma consciência, nenhuma honra, nenhuma dignidade. Os que condenam Hitler dia e noite ultrapassaram Hitler em barbarismo”, atirou.
Na mira do líder de Erdogan, estiveram também as posições tomadas por outros países face a esta situação, alegando o líder do Governo que “os que se mantêm silenciosos face a este massacre também são cruéis”, frase que foi atribuída como referindo-se aos diretamente aos Estados Unidos, mas também a nações de orientação muçulmana.