A Wikimedia, organização norte-americana da qual faz parte a Wikipédia, tem recusado repetidamente os pedidos de um fotógrafo para remover uma das suas imagens do site, dado que não deu permissão para o seu uso.
A organização tem, no entanto, uma opinião diferente e alega que, como foi tirada por um macaco e não pelo queixoso, este não detém os seus direitos de autor, conta o The Telegraph.
David Slater, um fotógrafo inglês da vida selvagem, estava na Indonésia em 2011 quando um macaco se aproximou do seu equipamento, roubou uma câmara e tirou centenas de selfies.
Muitas delas estavam, naturalmente, desfocadas e até dirigidas ao chão mas algumas estavam perfeitas, incluindo uma que deu a Slater os seus ’15 minutos de fama’: um selfie perfeita de um macaco sorridente.
A imagem foi amplamente partilha na internet e o fotografo está agora numa batalha legal com a Wikimedia, depois de a organização decidir adicionar a imagem à sua coleção de imagens disponíveis para partilha sem qualquer custo.