As autoridades acreditam ter descoberto o paciente zero responsável pelo surto de Ébola que já matou 961 pessoas. Alegadamente a contaminação terá tido início numa criança de dois anos, a viver na Guiné.
O primeiro caso que terá sido registado está datado de 6 de dezembro de 2013, quando esta criança sucumbiu, depois de alguns dias a registar os sintomas normalmente associados à doença. Porém, os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão de como se terá dado a infeção, sobretudo porque a doença é disseminada de animais para humanos através de fluídos ou tecidos infetados.
Depois de investigarem, os cientistas chegaram à conclusão que após a morte da criança, também os familiares registaram os mesmos sintomas, acabando a sua mãe por falecer a 13 de dezembro, a sua irmã, de três anos, no dia 29 do mesmo mês, e a avó, que faleceu no primeiro dia de janeiro.
O primeiro foco da doença terá sido localizado em Meliandou, uma área a sul da Guiné e próxima da Libéria, países que têm registado altas taxas de indivíduos infetados.