Um dos maiores retalhistas britânicos retirou das suas prateleiras os elásticos coloridos e acessórios, depois de se descobrir que contêm químicos cancerígenos em doses acima do normal, avança o The Independent.
O programa ‘BBC Midlands Today’ conduziu alguns testes que provaram que um único elástico contém 40% de ftalatos (um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável), quando a lei determina que o limite é apenas 0,1%.
A loja ‘The Entertainer’, uma das maiores lojas de brinquedos do Reino Unido, vai dar início a uma investigação depois de retirar os elásticos de todas as lojas.
“Chegou à nossa atenção que os elásticos das pulseiras coloridas comprados nas nossas lojas podem conter ftalatos [acima do normal]. No ‘The Entertainer’, a segurança das crianças é a nossa prioridade número um portanto, como medida de precaução, retiramos todos os elásticos das lojas com efeito imediato enquanto procedemos a uma investigação conclusiva”, afirmou um porta-voz da empresa à BBC.
Os ftalatos são usados para que o plástico seja mais seguro e flexível mas o seu uso é rigorosamente controlado, dado que é um conhecido químico cancerígeno.