Estes modelos vão permitir antecipar muitos problemas, inclusivamente saber para onde se dirige o mercado laboral, tendo em conta como reagem os empregadores e os candidatos a emprego perante as mudanças na regulação sobre a oferta ou procura de emprego ou qualquer outro fator que intervenha no mercado laboral.
No projeto, liderado pelo grupo de Tecnologia Informática e Inteligência Artificial da UPV, também participa o laboratório LINNX da Universidade de Valencia (UV), dedicando à economia experimental e faz parte e integra-se no Microcluster ‘Social and Economic Computing’ do Campus VLC, Campus de excelência internacional constituído pela UPV, a UV e CSIC.
O responsável deste grupo, Vicente Botti, explicou à EFE que "quando se trata de procurar trabalho, tenta-se ter a metre fria e evitar qualquer tipo de influência que não esteja relacionada com o âmbito profissional" e os estudos demonstram que "as emoções estão sempre presentes".
A tomada de decisões é investigada desde a psicologia a neurobiologia. "A área da tecnologia informática e a inteligência artificial procura simular comportamentos induzidos pelas emoções, para conseguir modelizá-los e prever as reações da sociedade e dos seus membros em diferentes situações, desde catástrofes até tendências no mercado de valores", acrescenta.
Os investigadores da UPV contam com a colaboração de psicólogos e neurocientistas que decifram os perfis emotivos que intervêm em diferentes situações.
Uma vez identificadas, os especialistas em inteligência artificial desenvolvem novas metáforas computacionais capazes de modelar comportamentos humanos nos quais intervêm as emoções, para além da lógica de resolução de problemas no seu domínio específico.
Assim, é possível desenvolver modelos computacionais de problemas complexos em sociedades virtuais, onde as decisões dos seus membros estão influenciadas pelas suas emoções.
O objetivo deste projeto é conseguir uma engenharia integral para desenvolver modelos computacionais de agentes e sociedades virtuais que representem humanos, aplicáveis em problemas diversos nos quais as emoções incidam diretamente no comportamento.
Os seus resultados serão também importantes para a indústria dos videojogos, que em muitos casos considerará particularmente interessante poder modelar o comportamento emocional dos avatares.