Consulado norte-americano apela à calma de "todas as partes"

O Consulado Geral dos Estados Unidos em Hong Kong apelou hoje à moderação nos protestos em Hong Kong, onde "todas as partes" devem abster-se de "ações que possam fazer escalar ainda mais a tensão" na cidade.

Notícia

© Lusa

Lusa
29/09/2014 11:13 ‧ 29/09/2014 por Lusa

Mundo

Hong Kong

Numa curta nota enviada à imprensa, o consulado norte-americano recordou que em Hong Kong existe, e é apoiada pelos Estados Unidos, a tradição e a proteção legal - pela Lei Básica - das liberdades fundamentais internacionalmente reconhecidas como a "liberdade de reunião pacífica e a liberdade de expressão e liberdade de imprensa".

Segundo a mesma nota, a representação consular "não vai tomar partido na discussão do desenvolvimento político de Hong Kong, nem apoiar quaisquer indivíduos ou grupos particulares envolvidos".

A representação diplomática considerou também que a cidade tem beneficiado de um "diálogo vigoroso entre os cidadãos e de uma tradição firmemente estabelecida de expressão pacífica e ordeira dos diferentes pontos de vista".

"De acordo com esta tradição, apelamos a todas as partes que se abstenham de qualquer ação que possa provocar a escalada na tensão, para que seja aplicada a moderação e para que as diferentes opiniões sobre o futuro político da região sejam apresentadas de forma pacífica", concluiu.

Pequim anunciou, a 31 de agosto, que os aspirantes ao cargo de chefe do Governo vão precisar de reunir o apoio de mais de metade dos membros de um comité de nomeação para poderem concorrer à próxima eleição e que apenas dois ou três serão selecionados.

Ou seja, a população de Hong Kong exercerá o seu direito de voto mas só depois daquilo que os democratas designam de triagem.

A China tinha prometido à população de Hong Kong, cujo chefe do Governo é escolhido por um colégio eleitoral composto atualmente por cerca de 1.200 pessoas, que poderia escolher o seu líder em 2017.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas