O Estado Islâmico gravou mais um vídeo de propaganda em que aparece John Cantlie. Este é o terceiro com a presença do refém britânico e o segundo com o título ‘Partilhem comigo as vossas lágrimas’.
Na gravação de pouco mais de cinco minutos, o fotojornalista volta a usar uma túnica cor-de-laranja e começa a discursar num tom crítico contra o Presidente dos Estados Unidos e os seus aliados, referindo-se às “estratégias previsíveis” e “dececionantes” e à intenção norte-americana de “usar as tropas do Iraque e os rebeldes sírios para combater o ISIS”.
Segundo o The Independent, o vídeo foi divulgado na noite de ontem e soa a uma resposta por parte do ISIS às declarações feitas por Obama no discurso de 10 de setembro. Através do que parece ser um teleponto, Cantlie lê uma mensagem que alude ao facto “de os EUA [aos olhos dos próprios] salvarem sempre o mundo sozinhos” e diz que o “ISIS dá as boas vindas ao exército de Obama” que ainda está “em construção”.
John Cantlie diz ainda que os Estados Unidos necessitam de “tropas eficazes e disciplinadas”, mas que o “exército de mixórdia” norte-americano está longe disso uma vez que apresenta “uma longa história de baixo desempenho”.
O fotojornalista, que já trabalhou para o Sunday Times, foi raptado em novembro de 2012 aquando de uma viagem à Síria.