Um projeto da cidade alemã de Essen está a causar polémica e não é só na Alemanha. Chama-se ‘Pick Up’ e envolve a troca de trabalho por géneros e baixas quantidades de dinheiro. O problema é que quem trabalha são alcoólicos e toxicodependentes. E o pagamento inclui cerveja e tabaco.
O projeto prevê que seis pessoas comecem já a fazer a limpeza das ruas e recolher o lixo em troca de 1,25 euros por hora, uma refeição quente e três garrafas de cerveja, além de cigarros.
Supervisionada por assistentes sociais, esta operação decorre em torno da estação de comboios, um local onde habitualmente se encontram sem-abrigos e toxicodependentes daquela cidade, e vai decorrer em volta da estação ferroviária.
A revelação é feita pelo Die Welt e a NBC News dá conta das críticas que têm surgido, que consideram este ‘Pick Up’ uma forma encapotada de simplesmente afastar os sem-abrigo das ruas da cidade.
Mais do que isso, acusa-se a própria câmara da cidade de estar a recorrer a mão-de-obra barata, pagando com dinheiros públicos álcool a pessoas alcoólicas.