EUA acreditam que fotos de Kim Jong-un são autênticas

O Governo dos Estados Unidos disse hoje não ter motivos para "duvidar da autenticidade" das fotografias que mostram o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ainda que continue a supervisionar a situação neste país.

Notícia

© Reuters

Lusa
15/10/2014 06:49 ‧ 15/10/2014 por Lusa

Mundo

Coreia do Norte

"Não temos qualquer razão para duvidar da autenticidade [das imagens] neste momento", disse o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Jen Psakim, durante a conferência de imprensa diária.

Mas, é claro, como o regime norte-coreano é um dos mais opacos ao cimo da Terra, há sempre uma dúvida sobre a fiabilidade da informação e sobre o que está disponível para o público, acrescentou.

Kim Jong-un pôs fim a uma ausência de 40 dias, carregada de especulações ao reaparecer, sorridente e apoiado numa bengala, em fotografias publicadas pelo diário Rodong, do Partido dos Trabalhadores.

As imagens retratam a primeira aparição pública do líder, que se estima ter 31 anos, desde 03 de setembro passado.

Nos 40 dias que esteve sem aparecer houve lugar a todo o tipo de especulações, especialmente por parte da imprensa sul-coreana, que falou de um pretenso golpe de Estado, referiu que o jovem dirigente padecia de gota, diabetes, que tinha fraturado os tornozelos e que chegou a falar de morte cerebral.

"Estamos a seguir muito cuidadosamente o que se passa na Coreia do Norte, que certamente é um país que acompanhamos "com muita atenção", assinalou Psaki, que não teceu comentários sobre a possibilidade de o líder norte-coreano padecer de algum problema de saúde que o obrigue a usar bengala.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas