É um dos piores casos de neurofibromatose alguma vez registado e aconteceu na China. Huang Chuncai, de 37 anos, tinha um cancro no rosto que se foi desenvolvendo ao longo dos anos e que atualmente já pesava 25 Kg. A situação chegou a um ponto tão extremo que o designado ‘homem elefante’ já nem conseguia mexer-se, comer ou dormir.
O homem vivia com o problema há 30 anos, uma vez que os seus pais não possuiam condições financeiras para o poder tratar. O peso do tumor era de tal forma intenso que o homem não conseguiu crescer de forma normal e ganhou uma curvatura nas costas.
Os pais chegaram a pensar entregá-lo a um circo de aberrações, em troca de dinheiro, atitude que o levou a ponderar cometer suicídio tal foi a humilhação.
Em 2007 uma associação conseguiu que o governo chinês se disponibilizasse a pagar a cirurgia, mas os médicos, que confessam nunca ter visto algo assim, temeram em realizar a intervenção.
Apesar disso, decidiram arriscar e o homem foi submetido a quatro operações que permitiram retirar 21 kg do total do peso do tumor, que embora não tenha sido totalmente removido apresenta um tamanho mais reduzido, facilitando-lhe a vida.
“Sinto-me bem. A minha cara está melhor. Vejo muito melhor e já me consigo alimentar”, refere Huang, que anseia poder, agora, viver uma vida normal.