De acordo com um estudo recente publicado pelo The Guardian os pais devem ter um papel preponderante na escolha dos filmes e séries que os filhos podem e devem ver. Estar atento à classificação de idade e informar-se antecipadamente sobre os conteúdos são algumas das indicações a que deve estar atento.
Segundo o mesmo trabalho, pais que estejam cada vez mais expostos a cenas de sexo ou violência têm tendência a achá-los cada vez menos importantes e por isso tornam-se mais liberais em relação aos conteúdos que os filhos podem ver.
Por este motivo, os investigadores deste estudo alertam que é necessário que os pais estejam mais atentos e devam cumprir as regras de classificação de acordo com a idade e se informem também, previamente sobre os conteúdos dos filmes ou séries.
Perante a possibilidade de estarem a assistir a algo e surgir, de forma inesperada, uma cena menos própria, psicólogos aconselham a que se aproveite a situação para se falar e debater o assunto logo no momento.
Em declarações ao Diário de Notícias, o psicólogo José Morgado defende que falar sobre as coisas faz com que os filhos percebam quais são os riscos e sejam os próprios a decidir o que não querem ver.