Segundo um comunicado divulgado no sítio eletrónico da empresa, em apenas seis meses, as atividades de prospeção e pesquisa realizadas nesta bloco, que está incorporado no projeto Balama Norte, confirmaram o seu "potencial de classe mundial", tendo, além das reservas de grafite, sido descobertas 3,93 milhões de toneladas de óxido de vanádio.
"A Trinton está agora a um passo de se tornar líder de mercado, com grafite a baixo custo e a possibilidade de se tornar produtora de vanádio", assinalou o diretor da empresa, Brad Boyle, citado na nota de imprensa.
Com dois projetos em curso na província de Cabo Delgado (norte) - Balama Norte e Ancuabe -, a mineira australiana tem vindo a anunciar importantes descobertas nos cerca de 30 furos de prospeção que já realizou em ambas as áreas, que são próximas a uma concessão da Syrah Resources, já com atividades de exploração de grafite.
Entre os 20 acionistas da Triton Minerals estão o Citicorp Nominees PTY Limited (23,8%), do grupo financeiro Citigroup, e o JP Morgan Nominees Australia Limited (3,11%), do JP Morgan.