Segundo o The Guardian, enquanto a maioria das peças de roupa trazem conselhos práticos sobre a sua lavagem, as calças de ganga (para quem já se deu ao trabalho de perder tempo a ler as suas etiquetas) possui uma vasta gama de conselhos que variam de marca para marca. A principal delas, e comum a todas as marcas, é: evitar a lavagem.
A marca Hiut Denim, por exemplo, chega a aconselhar os clientes a lavarem as calças apenas seis meses após a primeira utilização. “Quanto menos lavar as calças, melhor aspeto terão”, pode ler-se.
Já a marca britânica Albam, apregoava que um dos conselhos mais famosos sobre a lavagem da ganga era: “use-as diariamente, mas nunca as lave”.
Como usar, então, esta peça de roupa sem se sentir sujo? Se tiver uma mancha, esfregue-a com uma toalhita; se quiser ver-se livre de odores, pendure-as na rua num dia de sol e vento. Se ainda assim sentir as calças sujas, então, e só aí, meta-as na máquina de lavar roupa.
Todos estes conselhos estão relacionados com as fibras da ganga e pretendem preservar, durante o máximo tempo possível, os índigos profundos e a rigidez do tecido.
Pode achar este mito exagerado, mas a verdade é que já foi, inclusivamente, criado um spray que permite que se veja livre de bactérias e de cheiros, sem ter que lavar as calças.