Solidão faz mesmo mal à saúde

De acordo com uma publicação do Huffington Post, a solidão pode ser prejudicial à sua saúde. Descubra porquê e siga o conselho do site norte-americano ara evitar pôr a sua saúde em risco.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
29/10/2014 14:44 ‧ 29/10/2014 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Estudo

Sentir-se só pode levá-lo a estar mais recetivo a novas amizades. No entanto, e segundo o Huffington Post, pode ter também implicações graves na sua saúde.

"Pessoas que vivam sozinhas têm mais problemas físicos e mentais do que aquelas que estão em constante contacto com outros”, afirma Bruce Rabin, diretor da Universidade Médica de Pittsburgh.

Aqueles que passam mais tempo sozinhos têm também mais apetência para se sentir sós e entrarem em depressão, revela um estudo da universidade de Chicago. Isto acontece porque quando está só, as hormonas cerebrais associadas ao stress tornam-se mais ativas.

A solidão leva a que tenhamos menos atenção também ao nosso bem-estar. Quando vivemos acompanhados ou sabemos que vamos ter visitas preocupamo-nos em fazer uma refeição mais completa e equilibrada. O mesmo não acontece, porém, se estamos sozinhos e não nos apetece perder tempo a cozinhar.

Os dois pontos anteriores levam-nos ao perigo seguinte: pessoas que vivem sozinhas têm maior probabilidade de morrer de doenças cardíacas, uma vez que andam mais stressadas e têm menos atenção ao que comem.

Por fim, e de acordo com um estudo da Universidade de Ohio, pessoas solitárias têm um sistema imunitário mais débil, na sequência do excesso de preocupações.

Os investigadores salientam, porém, que uma pessoa que viva sozinha não deve ser considerada automaticamente uma pessoa solitária. É perfeitamente possível morar sozinha, mas manter uma vida social ativa, com um grupo restrito de amigos. Tal como pode sair todas as noites e mesmo assim sentir-se só.

Qual a solução então para garantir que evita a solidão? Faça voluntariado, aconselha o Huffington Post, pois desta forma irá sentir-se preenchido por saber que está a fazer algo em prol de quem mais precisa.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas