‘OK’ é uma expressão que usamos no nosso quotidiano desde tempos longínquos. Há muitas outros estrangeirismo que já foram adotados pelos portugueses, mas este é provavelmente um dos mais utilizados na comunicação diária.
Um artigo publicado pelo Huffington Post refere esta problemática dizendo que, mesmo entre americanos, a origem do termo não é clara. Há quem defenda que este teve origem numa tribo índia norte-americana, os Choctaw, num vocábulo por eles usado como o “okeh”. Há também quem defenda que a palavra foi ‘importada’ da África Subsariana, da linguagem Wolof.
Porém, um artigo recente publicado pela ‘Smithsonian magazine’ traça o caminho até à primeira vez em que foi usada: na Boston dos século XIX. Nesta altura, defendem os investigadores, os escritores da moda gostavam de usar abreviações das palavras e ‘OK’, quer dizer “Oll Korrect” (‘tudo correto’).
A primeira vez que terá sido usada foi numa peça satírica publicada no jornal Boston Morning Post, em 1839.
“As descobertas de Allen Walker Read sobre a origem da palavra OK datam dos anos tardios de 1830, quando esta era usada como expressão jocosa”, explicou Laurence R. Horn, um professor de linguística e filosofia, na Universidade de Yale, ao Huffington Post.