"A marcha jihadista continuará até chegar a Roma"
O grupo extremista Estado Islâmico divulgou hoje um registo áudio atribuído ao seu chefe Abu Bakr al-Baghdadi, dias depois de rumores de que teria sido ferido ou morto num ataque da coligação internacional contra os 'jihadistas' no Iraque.
© Reuters
Mundo Al-Baghdadi
Nesta mensagem áudio de 17 minutos, o homem que se apresenta como Abu Bakr al-Baghdadi não faz referência direta ao ataque da coligação internacional, mas relata acontecimentos posteriores.
"Tenham a certeza, ó muçulmanos, o vosso Estado está bom e em boas condições", disse o líder do Estado Islâmico (EI), de acordo com a transcrição em inglês da mensagem divulgada juntamente com a gravação.
A mensagem de áudio é a primeira de al-Baghdadi desde o vídeo divulgado em julho, logo após ter proclamado um califado no norte da Síria e Iraque.
A voz do áudio parece corresponder à do líder do EI, mas não há ainda confirmação da sua autenticidade por parte de outras fontes.
Os Estados Unidos disseram que a coligação lançou uma série de ataques perto de Mossul (Iraque), na sexta-feira, tendo como alvo líderes do Estado Islâmico, o que provocou uma série de rumores sobre al-Baghdadi estar ferido ou mesmo morto.
No áudio, al-Baghdadi disse que os esforços dos Estados Unidos e da coligação para o EI estão a falhar.
"A marcha não vai parar e continuará a expandir-se, com a permissão de Alá", disse, acrescentando que "a marcha 'mujahedin' continuará até chegar a Roma".
"Em breve, os judeus e os cruzados serão forçados a vir ao terreno e enviar as suas forças para a morte e a destruição", referindo-se ao envio de tropas da coligação para o combate no solo, não apenas por ataques aéreos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com