É daquelas pessoas que tem uma extrema preocupação com acabar com a vida dos germes em sua casa para tentar proteger a sua saúde? Costuma limpar exaustivamente os manípulos das portas ou o assento da sua casa de banho? Pois bem, o problema, neste caso, poderá estar bem mais perto de si.
Segundo investigadores a maior concentração de germes está nas toalhas. Não falamos apenas nas toalhas da cozinha, mas também nas de banho ou nas de mãos. É que as toalhas retêm as bactérias, permitindo que os germes se reproduzam.
Mas se quer ter a certeza que, pelo menos a maioria destes pequenos ‘bichinhos’ que nos causam doenças são eliminados, basta lavar as suas toalhas a temperaturas de 90 graus.
Um estudo recente, realizado pela Universidade do Arizona, detetou a presença da bactéria coliforme, que normalmente se encontra nas fezes e que pode levar a envenenamentos alimentares e diarreia, em 89% das toalhas de cozinha, e a E.coli foi encontrada em 25,6% de todas as toalhas.
“Pode contaminar a sua comida simplesmente porque passou as mãos numa toalha contaminada. (…) Também pode espalhar bactérias entre os membros de uma família que usem as mesmas toalhas para se limparem”, contou o responsável pelo estudo, Charles Gerba, à ABC News.