O mais recente estudo da Charities Aid Foundation (CAF), ‘World Giving Index 2014’, revela quais foram as nações mais generosas durante o ano passado. Com o rescaldo da crise financeira e de algumas catástrofes naturais a fazerem-se sentir em alguns países, a entreajuda da população, a doação de dinheiro ou até mesmo o voluntariado parecem não ter sido esquecidos.
No topo dos países mais generosos estão dois: os Estados Unidos e o Myanmar. Contudo, a lista das vinte nações mais caridosas conta apenas com cinco elementos do G20, de onde pertencem as economias mais potentes do Globo.
É, porém, importante salientar que a Malásia, Sri Lanka e Trindade e Tabaco, apesar das dificuldades económicas e das catástrofes naturais de que são (frequentemente) alvo, fazem parte dos países mais caridosos e onde mais doações de dinheiro e voluntariado se faz.
“O relatório mostra altos níveis de generosidade em países que enfrentam dificuldades - refletindo um padrão de ‘dádiva’ entre as nações pós-conflito, como é o caso das pessoas que ajudam os outros mesmo nos momentos mais difíceis", disse John Low, presidente-executivo da CAF, citado pelo Huffington Post.
“E isso mostra o desejo natural das pessoas de ajudar os outros, mesmo em nações que não têm nada parecido com o nível de vida no Ocidente”, destacou Low no comunicado emitido ontem.
Portugal figura na 78ª. posição, atrás da vizinha Espanha (60º.) mas à frente da Itália (79º.), França e Brasil, ambos na 90ª. posição.
Os dados presentes neste relatório, divulgado na passada terça-feira, tiveram por base a resposta de entrevistados dos 135 países que figuram no raking.
Top 20 dos países mais generosos:
1. Estados Unidos e Myanmar
3. Canadá
4. Irlanda
5. Nova Zelândia
6. Canadá
7. Reino Unido e Malásia
9. Sri Lanka
10. Trindade e Tabaco
11. Butão
12. Holanda
13. Indonésia
14. Islândia
15. Quénia
16. Malta
17. Áustria
18. Dinamarca
19. Irão
20. Jamaica
(…)
62. Espanha
78. Portugal
79. Itália
90. França e Brasil