Dieta mediterrânea é mais eficaz do que certos medicamentos

Os vários benefícios da dieta mediterrânea têm sido anunciados nos últimos meses, mas agora há quem aponte este estilo de alimentação como mais eficaz do que dietas pobres em gordura no combate à obesidade e com três vezes mais efeito do que os medicamentos para combater problemas cardíacos, escreve a BBC.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
19/11/2014 18:32 ‧ 19/11/2014 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Saúde

Uma declaração conjunta publicada na revista científica PMJ (Postgraduate Medical Journal) e assinada por nomes de peso no ramo da saúde, como é o caso do presidente da Academy of Medical Royal Colleges, do Reino Unido, Terence Stephenson, e Mahiben Mara, alto funcionário do NHS (National Health Service), vem agora defender a eficácia da dieta mediterrânea no combate à obesidade e ao controlo de problemas cardíacos.

De acordo com os especialistas, adotar este tipo de dieta não só reduz os riscos de ataques cardíacos e derrames, como se mostra mais eficaz no combate à obesidade do que dietas pobres em gordura e focadas apenas no controlo de calorias.

O cardiologista Aseem Malhotra, autor da declaração que deu origem a um abaixo-assinado, defende que as conclusões dos vários estudos sobre o bem que faz à saúde a inclusão de frutas, legumes, verduras, azeite e cereais na alimentação são “irrefutáveis”.

“O impacto desse tipo de alimentação na saúde do paciente tem resultados muito rápidos. Sabemos que a tradicional dieta mediterrânea, que é rica em gordura, reduz o risco de ataque cardíaco e derrames pouco tempo depois de colocada em prática", defendem os especialistas, que destacam ainda que este tipo de alimentação é três vezes mais eficaz na redução da mortalidade de pacientes que já tenham, outrora, sofrido ataques cardíacos do que os medicamentos receitados por médicos para baixar o colesterol.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas