O ex-primeiro-ministro português e italiano e o ex-presidente francês têm também em comum os problemas com a Justiça, tal como escreve este domingo o jornal SOL.
Nicolas Sarkozy, de 59 anos, foi presidente da França entre 2007 e 2012. Este ano foi detido pela polícia gaulesa e interrogado durante 15 horas. Acabou por ser constituído arguido por sobre si recaírem suspeitas de crimes como tráfico de influências e corrupção.
Silvio Berlusconi tem 78 anos e foi primeiro-ministro de Itália entre 1994 e 1995, 2001 e 2006 e, por fim, entre 2008 e 2011. O seu nome está ligado a escândalos sexuais com, pelo menos, uma rapariga menor de idade. Mas não só.
O antigo primeiro-ministro italiano, que foi condenado a uma pena de prisão que acabou por ser substituída por uma pena de trabalhos comunitários devido à sua idade, está também ligado a crimes de corrupção, abuso de poder, fraude fiscal e até lavagem de dinheiro.
José Sócrates, de 57 anos, esteve à frente do Executivo português entre 2005 e 2011. Foi detido na última sexta-feira no aeroporto de Lisboa oriundo de Paris. Sobre si recaem suspeitas de crimes como fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.
Os três antigos dirigentes, que enfrentam as barras dos tribunais, cruzaram-se por diversas vezes no palco político europeu enquanto responsáveis pelos destinos das respetivas nações.