Sem-abrigo obrigados a andar com triângulo amarelo visível

A polémica instalou-se em França depois de ter sido determinado que os sem-abrigo teriam de andar com um triângulo amarelo visível como forma de identificação, informa a Euronews.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
05/12/2014 22:08 ‧ 05/12/2014 por Notícias Ao Minuto

Mundo

França

Os sem-abrigo de Marselha estão a ser obrigados a andar com um triângulo amarelo visível para serem identificados e têm ainda que utilizar uma identificação com as doenças de que padecem.  

As Associações de Direitos Humanos e a ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, estão contra esta medida por acharem que é de muito mau gosto. Até porque, dizem, parece que se está a recuar para um período negro da história francesa, quando os judeus foram obrigados a circular com uma estrela de David ao peito.  

“É a estigmatização dos sem-abrigo, é um escândalo horroroso”, disse um militante durante uma manifestação em Marselha contra a iniciativa instaurada pela delegação local do Serviço de Ajuda Médica Urgente.  

“Há também um problema de confidencialidade porque o exercício da medicina, mesmo na rua, tem de respeitar a ética e o sigilo médico”, revela o responsável pela associação Médicos do Mundo, Raymond Negren.  

A ministra da Saúde já pediu para que a medida seja retirada. “Além de ser desagradável ver um triângulo amarelo colado nas roupas de certos cidadãos, esta medida parece-me ir contra toda a ética”, adianta.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas