Tudo aquilo que as pessoas mentalmente fortes não fazem
Ser mentalmente forte não é para qualquer um. As pessoas reagem de forma diferente às mais variadas situações, algumas vão-se abaixo rapidamente e deprimem quando colocadas em situações menos vantajosas. O Huffington Post dá a conhecer algumas coisas que as pessoas com uma mente mais forte não fazem. É uma boa altura para se avaliar.
© Reuters
Mundo Bem-Estar
Toda a vida se ouviu dizer: ‘mente sã, corpo são’. Mas esta não é uma máxima que se possa aplicar a todas as pessoas. Existem algumas que reagem bem às situações mais adversas, mas outras ‘caem no buraco’ ao minino problema. Uma mente forte não é para qualquer um, mas há formas de tentar contornar isso.
O Huffington Post enumerou as algumas coisas que uma pessoa mentalmente mais forte não faz. Aproveite e conheça melhor a sua mente.
Uma pessoa mentalmente forte…
1. Não perde tempo a ter pena de si mesma: a autopiedade não faz, de todo, parte dos hábitos das pessoas mentalmente fortes, aliás, por norma, estas optam por aproveitar as adversidades para encontrar novos caminhos.
2. Livra-se do poder dos outros: culpar o chefe ou a mãe por isto ou aquilo é muito fácil, mas não é algo que as pessoas mentalmente fortes fazem. Assumir as responsabilidades é fundamental.
3. Aceita desafios: sair da área de conforto é uma das melhores formas de testar a sua resistência e própria mente. Procurar novos obstáculos e soluções não é para fracos, por isso, só mesmo as pessoas mentalmente fortes e sem receios de sentimentos de culpa futuros arriscam.
4. Não gasta energia em coisas que não pode controlar: estar preocupado com o que não se deve é um hábito comum, assim como ficar a lamentar horas a fio a chuva que apareceu de repente. O segredo é focar toda a atenção em formas para contornar aquilo que, se formos mentalmente fracos, estamos a lamentar.
5. Preocupa-se com o que os outros pensam: dizer que aquilo que os outros pensam não afeta é nada mais, nada menos do que um mecanismo de defesa e um escudo de proteção para eventuais desgostos. As pessoas mentalmente fortes querem saber a opinião alheia, principalmente para contornar as críticas que lhes são apontadas.
6. Não se debruça sobre o passado: refletir sobre o passado é fundamental, mas só se for para aprender com os erros. Agora, perder tempo a chorar sobre o leite derramando não é, de todo, algo que as pessoas com mente forte façam. Afinal, para elas, as emoções são secundárias.
7. Não comete o mesmo erro vezes sem fim: à primeira queda, há que encontrar a solução. Esta é a lógica das pessoas mentalmente fortes, escreve o Huffington Post, afinal, aprender com os próprios erros exige humildade e uma vontade de procurar novas estratégias para se tornar melhor.
8. Não desiste à primeira falha: sentir-se derrotado, desanimado e envergonhado faz parte dos desafios. Acertar à primeira não é fácil, mas é motivo para se tentar outra vez. Ter cabeça firme para tal é fundamental.
9. Não espera resultados imediatos: as pessoas mentalmente mais fracas tendem a ser mais emocionais e impacientes, acabando muitas vezes por sofrer por antecipação. Ter paciência e ponderar todas as hipóteses é o segredo daquelas que têm uma mente mais forte.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com