"A Síria está pronta para participar num encontro preliminar e consultivo em Moscovo para responder às aspirações dos sírios, que estão a tentar encontrar uma solução para a crise", indicou um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio, citado pela agência oficial Sana.
Uma fonte do ministério, citada na nota informativa, precisou que esta decisão foi tomada após "conversações entre a Síria e a Rússia".
O encontro "terá como objetivo alcançar um acordo sobre a realização de uma conferência entre os sírios, sem ingerência estrangeira", acrescentou a mesma fonte.
"A República árabe síria tem estado sempre disponível para dialogar com aqueles que acreditam na sua unidade, soberania e livre decisão", concluiu.
Na passada quinta-feira, a diplomacia russa afirmou que Moscovo, um aliado tradicional do regime sírio liderado por Bashar al-Assad, conta receber no próximo dia 20 de janeiro uma reunião da oposição síria, interna e externa.
Em função do resultado deste encontro, os representantes do Governo sírio serão convidados a deslocarem-se a Moscovo para "trocar pontos de vista" com os opositores e para um "diálogo entre as duas fações do conflito" sírio.
Mais de 200 mil pessoas, incluindo cerca de 63 mil civis, foram mortas desde o início da guerra civil na Síria em março de 2011, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).