O rato que deu origem à personagem Pikachu pode ter os dias contados na China. Segundo o The Independent, o governo chinês está a planear um envenenamento em massa para exterminar o Pika-de-coleira, considerado pelos produtores e agricultores como uma praga.
Esta não é, porém, a primeira vez que esta raça de ratos é vista com maus olhos na China. Antes de 1958 já tinham sido levadas a cabo tentativas de acabar com os animais, contudo, os programas de envenenamento acabaram por ser sancionados. Contudo, o ‘ataque’ voltou em 2006 e em 2014, com o governo chinês a financiar subsídios para a intoxicação de milhares de quilómetros quadrados em que os roedores se encontravam. Segundo o jornal, esta tentativa de extermínio terá custado mais de 35 milhões de dólares.
Os cientistas mostram-se contra a postura do governo e defendem que estes pequenos roedores oferecem benefícios para um ecossistema mais amplo, uma vez que preferem mover-se e habitar em terras já degradadas, ao invés de serem eles mesmos os causadores da degradação.