Os conselhos que lhe damos em seguida vão ocupar apenas 60 segundos por dia. São simples hábitos que podem fazer uma grande diferença na sua vida.
1. Dê um abraço a alguém. A maioria dos problemas de saúde de hoje em dia - desordens digestivas, envelhecimento prematuro, diabetes e cancro – são causados por níveis muito elevados de stress, refere o especialista de saúde Kayleigh Pleas. Felizmente, refere, os seres humanos possuem uma particularidade quando trocam carinho com outras pessoas: libertam oxitocina. Esta hormona avisa o cérebro que você está seguro afastando pensamentos depressivos e negativos.
2. Toque-se. Se não tem ninguém para abraçar toque-se a si próprio. O efeito é bastante semelhante. Experimente, quando estiver stressado, em colocar a palma da mão sobre o seu peito.
3. Use fio dental. Várias investigações referem que uma má higiene oral pode levar à inflamação das gengivas, ulceras e a tornar a sua boca mais suscetível a infeções. Ao passar o fio dental está a eliminar da boca pedaços de comida que às vezes nem a escova de dentes consegue alcançar.
4. Lave as mãos (mas como deve ser). Demora apenas 20 segundos a lavar corretamente as mãos com sabão e água e 15 segundos a usar um desinfetante à base de álcool. “Manter as mãos limpas e livres de germes é o primeiro passo para se livrar de doenças”, afirma o médico Roshini Raj do Centro Médico de Nova Iorque.
5. Coloque as esponjas de lavar a loiça no micro-ondas. As esponjas são um dos objetos que mais germes acumula em casa. Coloque, diariamente, a esponja no micro-ondas durante 30 segundos para matar os germes e mude-a a cada duas semanas.
6. Chame a sua mãe. A ciência afirma que só de ouvir a voz da sua mãe faz com que o seu copo liberte mais oxitocina, sentindo-se mais confortável.
7. Tenha sempre uma taça com frutas no frigorífico. Prepare sempre fruta e coloque-a no frigorífico. Assim, quando tiver fome não cairá na tentação de comer coisas pouco saudáveis.
8. Calendarize a sua semana incluindo sempre no seu horário um espaço para fazer exercício.
9. Faça um exame ao peito. A altura ideal para o fazer é na semana a seguir em que esteve com o período.
10 - Pressione os seus pontos positivos. Quando estiver stressada aperte a testa na zona entre as sobrancelhas. Este exercício estimula o sangue no córtex pré-frontal o que o ajuda a tomar decisões mais sensatas para o seu corpo e coração.
11. Faça alongamentos. Um estudo recente refere que mexer os músculos ajuda a manter a sua força mesmo quando não consegue ou escolheu não ir ao ginásio.
12. Beba uma cerveja. A cerveja possui um componente que ajuda a prevenir a Alzheimer e a Parkinson. Não precisa de beber a cerveja em 60 segundos. Mas de quando em vez usufrua de uma fresquinha.
13. Levante-se. Quanto mais tempo passa sentado, mais está a contribuir para a sua morte. Levante-se sempre que conseguir, sobretudo no emprego.
14. Estique os pés. O tempo que os pés passam dentro de sapatos muitas vezes desconfortáveis, é o suficiente para lhe provocar danos nas pernas, que podem afetar os joelhos, a anca e até as costas. Diariamente faça, durante, 60 segundos, o seguinte exercício: apoie-se sobre a ponta dos pés, como se estivesse de saltos, e permaneça assim durante 60 segundos.
15. Baixe o aquecedor. Temperaturas frias ajudam a queimar mais calorias porque obrigam o organismo a trabalhar muito mais para conseguir aquecer.
16. Beba muita água. Quando não o faz a sua digestão torna-se mais lenta, prejudica o seu rim, provoca dores de cabeça e pele seca.
17. Respire fundo. Ponha a mão sobre a sua barriga e sinta a sua respiração. Inspire e expire profundamente. Isso alivia o stress.
18. Pesquise no Google coisas que o fazem feliz. Pensar em coisas boas pode alterar o seu humor. Assim, faça um intervalo e pesquise vídeos divertidos ou imagens que a deixem com o sorrido de orelha a orelha.
19. Volte a encher a chávena de café. A ciência tem vindo a provar que o café faz bem à saúde. A última descoberta é que ajuda a prevenir o cancro de pele.