Para se tornar numa pessoa saudável tem que se livrar de algumas coisas que ainda podem fazer parte da sua vida. A ABC News aglomerou uma lista de itens que, mesmo sem serem ingeridos, podem estar a impedi-lo de seguir o caminho certo.
Tupperwares de plástico velhos: deite fora todos recipientes que tenham policarbonatos na sua composição. Embora os fabricantes tenham excluído, gradualmente, este componente, os mais velhos ainda podem inclui-lo. As várias lavagens vão permitindo que este químico se espalhe. De acordo com a publicação, o mais seguro é mesmo o vidro.
Ambientadores: estes produtos podem ter ftalatos, um componente perigoso, destinado a fazer com que o arome dure mais tempo. Embora também esteja a ser gradualmente retirado dos produtos, alguns ainda podem o químico.
Sabão antibacteriano: não oferece mais resultados de limpeza que um sabão normal e podem não ser seguros, de acordo com um relatório do regulador farmacêutico americano. Um dos ingredientes ativos presentes nos sabões antibacterianos pode contribuir para aumentar a resistência a antibióticos e proporcionar alterações hormonais.
Refrigerantes light: um estudo publicado no jornal Nature mostrou que os adoçantes não calóricos (como a sacarina) provocam alterações na flora intestinal, que tem um papel crucial num metabolismo saudável. O estudo descobriu ainda ligações entre estes adoçantes, intolerância à glucose e uma síndrome que pode levar à diabetes tipo 2.
Ténis velhos: para quem costuma correr, os ténis devem ser substituídos de três em três meses. Quando um sapato fica velho, a espuma gasta-se assim como a capacidade de absorver o impacto do pé a bater no chão. Isto quer dizer que a pressão do impacto é transmitida aos músculos, ossos e tendões – um risco muito maior de lesões.
Escova de dentes gasta: se lava os dentes todos os dias, como é suposto, as escovas começam a ficar usadas após dois meses e devem ser trocadas de três em três meses.
Desarrumação: de acordo com as palavras de uma oradora motivacional, em declarações à mesma publicação, “nós somos aquilo em que pensamos e aquilo em que pensamos é fortemente influenciado pelos que nos rodeia. Portanto, quanto menos ‘acumulação’ tiver em seu redor, mais focado ficará nos seus objetivos. Deite fora tudo o que não precisa, mesmo que lhe custe.
Roupa que já não usa: todas as roupas que não lhe servem, não pertencem no seu armário. Não é motivador olhar para uma peça de roupa que não lhe serve, mesmo que ache que um dia vai servir.