Manter a concentração enquanto se trabalha é algo que todos nós tentamos. Há quem prefira o silêncio profundo, mas há também aqueles que não dispensam uma boa música para acompanhar as tarefas mais monótonas do dia. Porém, um novo estudo nos Estados Unidos traz más notícias para este segundo grupo.
Segundo a investigação realizada pelo Instituto de Tecnologia de Georgia, ouvir música durante qualquer atividade que exija um elevado grau de concentração acaba por prejudicar as suas capacidades de memorização. E, pior, quanto mais velhos ficamos pior os efeitos de ter uma banda sonora durante o trabalho.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores norte-americanos pediram a um grupo de pessoas para tentar associar uma série de rostos e nomes enquanto era passada música de fundo, e sem música de fundo.
Depois de verificados os resultados, os cientistas chegaram à conclusão que, entre os participantes mais velhos, havia 10% menos de capacidade para recordar enquanto escutavam música.
“Ambos os grupos etários estavam de acordo que a música era uma distração, mas só os mais velhos tinham dificuldades com a falta de silêncio”, explica Sarah Reaves, responsável do estudo.