A Alemanha condenou publicamente, esta sexta-feira, uma caricatura publicada num jornal grego afeto ao Syriza que mostra o ministro das Finanças alemão fardado como oficial nazi e com um discurso a recordar os tempos da Segunda Guerra Mundial, dá conta a edição em inglês do Deutsche Welle.
Martin Jaeger, porta-voz do ministério das Finanças alemão, considerou, em conferência de imprensa, que se trata de uma “caricatura ofensiva” e que “o cartoonista deveria envergonhar-se”.
Na imagem em causa, que tem estado a circular em plataformas como o Twitter, vê-se Wolfgang Schäuble não só fardado como nazi mas também a afirmar que a Alemanha vai “insistir em fazer sabão da vossa [gregos] gordura”, uma frase alusiva a uma das práticas nos campos de concentração nazis, na altura da Segunda Guerra Mundial.
Recorde-se que, nos últimos dias, Atenas e Berlim têm adiantando publicamente as suas posições divergentes relativamente à renegociação grega, um tema que está de novo em debate na zona euro depois de o Syriza ter sido eleito governo com um programa anti-austeridade.