As autoridades do Reino Unido continuam à procura de três menores que embarcaram num voo para Istambul. As estudantes estão desaparecidas desde quinta-feira passada e a polícia acredita que o seu objetivo é entrar na Síria para se juntarem ao autodenominado Estado Islâmico.
Depois do alerta das autoridades, pedindo-lhes para regressarem antes de se juntarem ao grupo jihadista, é a vez da família de Shamima Begum, de 15 anos, deixar uma mensagem: "Não estamos zangados, por favor, volta para casa".
"Temos imensas saudades tuas e estamos extremamente preocupados", disse a família de Shamima num comunicado divulgado pela Polícia Metropolitana e citado pela CNN. "Por favor, se ouvires esta mensagem, entrar em contacto e deixe-nos saber que estás segura. Queremos-te em casa. O teu lugar é connosco".
"A Síria é um lugar perigoso e não queremos que vás para lá. Entra em contacto com a polícia e eles ajudam-te a regressar a casa".
Ao que tudo indica, as raparigas terão dito às famílias que iam passar o dia fora. Em vez disso, encontraram-se no Aeroporto de Gatwick, onde apanharam um avião da companhia aérea turca, a Turkish Airlines, com destino a Istambul.