Um terramoto com epicentro em Ossa de Montiel, na província de Albacete, abalou o centro de Espanha esta segunda-feira.
O sismo de 5,4 na escala de Richter foi registado pelo com o Instituto Geográfico Nacional de Espanha às 17h16, hora local (menos uma em Lisboa), e sentido em várias localidades. Não há, até ao momento, registo oficial de feridos ou danos materiais.
Aproximadamente uma hora depois foi detetada uma réplica de 3,1 na escala de Richter e alcance mais curto, com epicentro muito próximo do primeiro.
Segundo o jornal El País, ainda não são conhecidos os efeitos deste tremor de terra registado numa falha sísmica a cerca de 260 quilómetros de Madrid, onde também foi sentido, segundo testemunhos divulgados nas redes sociais.
"Abanou tudo durante alguns segundos. Não sei precisar quantos mas foram bastantes", disse ao Notícias ao Minuto Constança Martins da Cunha. A portuguesa, residente no centro de Madrid, no bairro de Salamanca, revela, ainda, que a situação está normalizada, embora se tema a ocorrência de réplicas.
Os serviços de emergência da comunidade de Madrid garantem que o sismo foi sentido em toda a região, mas que não existem "evidências de danos materiais". Ainda assim, o número local de emergência (112) recebeu, em poucos minutos, mais de 20 chamadas relacionadas com o tremor de terra.
A Direção-Geral da Polícia publicou entretanto na rede Twitter uma mensagem para tranquilizar os cidadãos que tenham sentido o sismo: "Se tremeu a sua casa ou o seu escritório, não se assuste: não foi só o seu edifício. Um pequeno terramoto afetou a zona centro de Espanha", escreveu a polícia.
[Notícia atualizada às 17h53]