Está a ser estudado, em França, um projeto de lei que passa por punir aqueles que incitam à anorexia, um problema que atinge 30 a 40 mil franceses.
O documento, que conta com o apoio do presidente François Hollande, prevê que sejam proibidas de desfilar na passerelle manequins demasiado magras. E por demasiado magras entende-se aquelas que tenham um índice corporal inferir a 18,5.
O Diário de Notícias indica que nesta situação estão, por exemplo, a maioria das modelos que desfilam com as coleções da Victoria's Secret, uma das mais conceituadas marcas de lingerie.
Caso as novas normas não sejam cumpridas, o que se pretende é que os agentes que empregam as manequins sejam punidos com penas de prisão que podem chegar aos seis meses e multas até aos 75 mil euros.
O projeto de lei, da autoria do socialista e neurologista Olivier Véran, inclui ainda um tópico relativo aos sites que incitam à anorexia, que devem ser bloqueados.
Para que perceba melhor as implicações desta medida, a mesma publicação dá conta de que a conhecida manequim Alessandra Ambrósio tem um índice corporal de 16,3, que a Organização Mundial de Saúde encara como subnutrição severa (do índice 17 ao 18). Abaixo dos 18, está-se perante subnutrição. Já abaixo dos 16, considera-se estado de fome.