Meteorologia

  • 19 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 20º

Tsipras diz que Governo grego não recua no seu programa político

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou hoje que o Governo helénico não vai recuar nas suas promessas eleitorais e que vai prosseguir com o seu programa político.

Tsipras diz que Governo grego não recua no seu programa político
Notícias ao Minuto

13:51 - 18/03/15 por Lusa

Mundo Primeiro-ministro

"Não vamos dar um passo atrás naquilo que tínhamos anunciado e em tudo aquilo que consideramos necessário para que a sociedade tenha um alívio", disse Tsipras durante um discurso diante do Parlamento.

O parlamento grego vota hoje em Atenas uma lei que pretende combater a crise humanitária sentida naquele país. O novo diploma visa melhorar a situação de 300 mil famílias gregas que vivem abaixo do limiar da pobreza.

Na mesma intervenção, Alexis Tsipras destacou que o executivo de Atenas apresentou uma lista de reformas aos parceiros europeus "para acabar com a evasão fiscal e com a corrupção" e que o objetivo é "promover reformas que estejam na direção oposta dos memorandos [programas de resgate]".

O líder do Syriza (esquerda) recordou ainda que nenhuma das reformas planeadas pelo anterior Governo, liderado por Antonis Samaras (líder da Nova Democracia, centro-direita), teve sucesso.

Tsipras destacou ainda o acordo alcançado com a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), entidade que dará assistência ao desenvolvimento das medidas planeadas por Atenas, frisando que as propostas apresentadas ao organismo pelo anterior executivo tinham o propósito de "favorecer interesses privados exatos".

"Vamos avançar com uma série de reformas com conteúdo social e fiscal e iremos aplicar o acordo de 20 de fevereiro", assegurou Alexis Tsipras, numa alusão ao pacto alcançado com o Eurogrupo (países da zona euro).

Sobre as negociações com os representantes da Comissão Europeia (CE), do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), o primeiro-ministro grego admitiu que são "difíceis", mas manifestou estar confiante num bom resultado.

"Existem forças que querem criar uma Europa sem direitos e sem controlo popular, não só na Grécia, mas também em Espanha, Irlanda e em outros países", sublinhou.

O líder grego acrescentou que algumas pessoas "tentam boicotar as negociações", mas que não vão ser bem-sucedidas.

"Se alguns insistem em não respeitar a soberania popular, se querem que não existam deputados eleitos, se querem manter tudo como estava antes, esses vão fracassar", finalizou Tsipras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório