O planeta Tatooine é a terra natal de Luke Skywalker, o herói da saga de ficção-científica que George Lucas levou para o grande ecrã. Foi naquela paisagem inóspita que Luke Skywalker deu os seus primeiros passos a caminho de se tornar um Jedi. Mas agora, dá conta a CNN, aquele local de filmagens tornou-se local de passagem de jihadistas a caminho da Líbia.
No início deste mês, ainda antes do ataque ao museu, em Tunes, três homens foram presos precisamente em Tataouine, cidade tunisina que acabou por 'emprestar' o nome ao planeta com dois sóis na saga 'Star Wars'.
A zona de deserto, no sul da Tunísia, é cada vez mais um local percorrido por jihadistas que encontram ali um ponto relativamente seguro de acesso à Líbia, país onde o jihadismo, com ligações ao Estado Islâmico, tem ganho cada vez maior preponderância.
Foi também ali perto da cidade de Tataouine, dá conta o canal norte-americano, que recentemente as autoridades tunisinas encontraram armamento militar, incluindo mais de 20 mil munições que terão sido pilhadas na Líbia.
Mesmo em anos recentes, alguns fãs da saga têm visitado o emblemático local. A segurança, porém, já teve de ser intensificada como forma de tentar impedir a caminhada de jihadistas.