Tendo por base a doença de alzheimer, um conjunto de investigadores do Rush University Medical Centre em Chicago, nos Estados Unidos, estudou três diferentes dietas e concluíram que a melhor para prevenir o aparecimento da doença é uma combinação entre dois regimes alimentares diferentes.
De acordo com o Daily Mail, uma nova dieta a que os investigadores deram o nome de Intervenção Mediterrânea de Atraso Neurodegenerativo (MIND – mente em português) é o melhor regime alimentar no que à prevenção de alzheimer diz respeito.
A dieta foi desenvolvida pela equipa de investigadores liderada pelo professor Morris baseada em estudos sobre os efeitos que os mais diversos alimentos têm no cérebro.
Assim, a equipa concluiu que este regime alimentar, quando seguido à risca, reduz em 53% o risco de uma pessoa vir a desenvolver alzheimer. Se for seguido de forma moderada a redução deste risco desce para 35%.
A dieta MIND é uma combinação entre a dieta Mediterrânica e a dieta DASH (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão) que têm uma grande taxa de sucesso no que à redução do risco de ter pressão alta, sofrer um ataque cardíaco ou um AVC diz respeito.
De acordo com os investigadores existem cinco alimentos que deve evitar para não comprometer a saúde do seu cérebro: carne vermelha, manteiga, doces/bolachas, queijo e fast food.