Não sabe como pôr o seu filho na linha? Siga estas dicas
Pais partilham os castigos de que foram alvo na juventude e que os ensinaram a não voltar a pisar o risco.
© Reuters
Mundo Dicas
Tentar disciplinar uma criança que não teve o comportamento mais adequado, pode ser uma tarefa complicada. Gritar ou bater pode ser a primeira coisa a passar pela cabeça de muitos pais, mas recorrer à violência não é, de todo, a melhor opção.
De acordo com o Daily Mail, a melhor forma de dar uma lição aos mais novos é envergonhá-los de tal como forma que sempre que pensem em repetir a façanha, se lembrem da vergonha pela qual passaram.
Outros pais, porém, optam por colocar os filhos responsáveis por duras tarefas domésticas, enquanto outros revelam que tirar-lhes os seus objetos ou brinquedos favoritos também é uma solução plausível.
No Reddit, um grupo de pais decidiu recordar alguns dos castigos de que foram alvos em jovens e que consideram que foram bem eficazes.
A utilizadora Douglerful revela que a mãe era uma apaixonada por jardinagem. Quando descobriu que a filha ia chumbar a Inglês obrigou-a a construir um lago no jardim. Depois de uma semana de intenso trabalho, a mãe disse-lhe que odiava uma árvore que tinha no jardim e que se esta não melhorasse as notas, ficaria responsável por arrancar a planta.
Outro dos castigos mencionados passa por obrigar os mais novos a escrever um texto em que reflitam sobre os seus atos. Além de os ajudar a pensar naquilo que fizeram, poderão recordar mais tarde os maus gestos que cometeram.
“Um dia, cheguei a casa e a minha mãe tinha tirado tudo do meu quarto. Incluindo almofadas e lençóis. Tive que me esforçar para conseguir reaver tudo. Uma coisa de cada vez” conta outro utilizador, que admite que começou a pensar duas vezes antes de fazer qualquer coisa.
Se os seus filhos passam o dia a discutir, então o castigo que se segue pode ser aquilo que precisava. “O meu irmão mais velho passava os dias a chatear-me . Um dia enervei-me, perdi a cabeça e decidi vingar-me. Para meu castigo, a minha mãe tirou-me o meu Game Boy e deu-o ao meu irmão durante duas semanas. Foi um verdadeiro tormento,” revela outro pai.
Se já anda a perder a cabeça com as atitudes do seu filho e já não sabe mais como repreendê-lo, talvez possa por começar a testar algumas das hipóteses anteriores.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com