Numa altura em que os superalimentos começam a enraizar-se na alimentação, surge uma nova moda: as superbebidas.
O site Healthista dá exemplo das três mais conceituadas do momento, embora ainda não estejam ao alcance da grande maioria das pessoas.
A primeira superbebida destacada é o sumo de yuzu, um citrino japonês com um sabor idêntico ao da tangerina (um pouco mais forte e azedo) mas que é normalmente consumido juntamente com outras frutas. O yuzu é altamente nutritivo, contém três vezes mais vitamina C do que a laranja, é rico em antioxidantes e ajuda a controlar os efeitos nocivos que o consumo de hidratos de carbono pode trazer. Além disso, destaca o site, é um ótimo aliado no combate a infeções.
Segue-se o chá de matcha, um dos superalimentos mais consumidos atualmente. Trata-se da redução em pó de folhas de chá verde, processo que acaba por atenuar o sabor. Um copo de chá de matcha tem os mesmos níveis de antioxidantes que dez chávenas do chá verde consumido tradicionalmente. Esta infusão deve ser usada na preparação de sumos e smoothies.
Também classificado pelo Healthista como uma superbebida é a infusão de cogumelo Reish, igualmente consumido no seu estado sólido. Frequente na medicina chinesa, este cogumelo é um dos alimentos mais eficazes para o bem-estar geral, tendo múltiplos benefícios para a saúde, incluindo as propriedades antivirais, antibacterianas, anti-inflamatórias e antialérgicas.
Assim que são adicionados a água quente, estes cogumelos desidratados ganham um sabor amadeirado e quase salgado, sendo aconselhável a junção do preparado a sumos de fruta, por exemplo. Caso pretenda beber a infusão da forma mais natural possível pode sempre optar por adicionar um pouco de mel ou gengibre, aconselha o site.