A Internet é a melhor forma de viajar e conhecer novas culturas sem sair do sítio e, por isso, deve ser a ferramenta usada para pesquisar sobre o destino antes de reservar o bilhete de avião.
Diz o Business Insider que viajar para um país desconhecido sem saber o mínimo sobre os seus hábitos, culturas e tradições é meio caminho andado para passar algum tipo de embaraço ou, na pior das hipóteses, arranjar sarilhos.
E apenas para ter uma ideia de como as culturas variam de país para país, a publicação elegeu os seus maiores embaraços culturais que são cometidos quando o ‘trabalho de casa’ não é feito antes da viagem.
1. Na Grécia, se quiser acenar não levante o braço: se na maioria dos países ocidentais acenar com o braço levantado é uma forma de cordialidade e boa educação, na Grécia é sinónimo de insulto. Mais concretamente, este gesto serve para ‘enviar pessoas para certos sítios’, principalmente quando os cinco dedos estão levantados.
2. Na China, não assoe o nariz em público: um dos gestos mais repugnáveis na China é o ato de assoar o nariz em público. E não só: começar a sangrar do nariz enquanto se está à mesa é visto, quase, como uma ofensa por parte dos chineses. Mas crianças a urinar na rua já é aceitável, diz a publicação.
3. Cuidado com os locais onde dá apertos de mãos na Rússia: diz o Business Insider que apertar a mão a alguém junto a portas é sinal de azar na Rússia.
4. Num pub irlandês, nunca peça um ‘Irish Car Bomb’: em vários países, um ‘Irish Car Bomb’ é um cocktail composto por cerveja preta, whisky e creme, mas na Irlanda é nada mais, nada menos do que uma associação ao terrorismo. Conta o Business Insider que ir à Irlanda pedir um ‘Irish Car Bomb’ é o mesmo que nos Estados Unidos entrar num bar e pedir um ‘11/9’ (relativo ao 11 de setembro).
5. No Médio Oriente, nunca aceite o que quer que seja com a mão esquerda: em países do Médio Oriente, a mão esquerda é a ‘mão da casa de banho’, o que faz com que o gesto seja um sinal de desrespeito, principalmente quando a mão esquerda é usada para aceitar comida.
6. Nos países asiáticos, nunca entre em casa calçado: esta é uma das tradições mais respeitadas nos países asiáticos e uma forma de mostrar respeito pelos anfitriões. Se quer ser bem recebido numa habitação, é melhor descalçar-se.