Os cães são capazes de cooperar socialmente com os seus donos evitando o contacto com as pessoas que são menos amigáveis. Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Tóquio que revela ainda que os cães não aceitam comida das pessoas que tratam mal os seus donos.
Segundo o Daily Mail, três grupos de 18 cães foram submetidos a situações irreais em que os seus donos eram convidados a abrir uma caixa na companhia de duas pessoas que os cães não conheciam.
No primeiro grupo, conta a publicação, o dono do cão pediu auxílio a uma das pessoas, mas esta rejeitou. No segundo grupo, o proprietário pediu e teve a ajuda de um dos acompanhantes. No terceiro grupo, o dono não pediu ajuda.
Relativamente aos dois primeiros grupos, um dos dois convidados agiu neutralmente, não ajudando nem rejeitando o auxílio ao dono do animal.
Depois de o dono ter aberto a caixa, os dois ‘assistentes’ ofereceram comida aos cães, mas só os que agiram neutralmente ou que ajudaram o dono é que mereceram a atenção do animal. Conta o Daily Mail que nenhum dos participantes que rejeitou oferecer ajuda conseguiu dar comida ao cão.
“Descobrimos, pela primeira vez, que os cães fazem avaliações sociais e emocionais das pessoas, independentemente da sua participação direta na ação”, disse Kazuo Fujita, professor e principal orientador desta investigação levada a cabo no Japão.
O estudo da equipa japonesa será publicado na revista Animal Behaviour da Elsevier no final deste mês, dá conta o jornal britânico.