Redes sociais 'tramam' vereador de Madrid que se demite após 48 horas
Em causa estiveram publicações que deixou no Twitter há anos atrás. Piadas de mau gosto ou não, muitas foram as pessoas que se agarraram a essas publicações para criticar o vereador que tinha assumido o cargo no sábado.
© Reuters
Mundo Espanha
Guillermo Zapata demitiu-se do cargo de vereador da Cultura na nova autarquia de Madrid liderada por Manuela Carmena, segundo o site The Local.
Estava apenas há dois dias no cargo. A demissão surge na sequência do crescente escrutínio em relação a publicações antigas nas redes sociais.
No sábado começaram a surgir as publicações que Zapata tinha deixado no Twitter. “Como se metem cinco milhões de judeus num fiat 600? No cinzeiro” - esta é uma das piadas de mau gosto que Zapata partilhou em 2011.
Ao perceber que não ia ter paz, o dirigente de 37 anos usou a mesma rede social para “lamentar” o “enfado provocado” por “algumas piadas” guardadas no histórico do seu Twitter. Além de que fez questão de esclarecer que o Holocausto lhe parece “deplorável e terrível”.
Contudo, a sua justificação foi também alvo de novas críticas, por não ter mostrado arrependimento pelas piadas divulgadas. Por esse motivo, o vereador da Cultura começou por apagar as mensagens e até eliminou a sua conta.
Zapata achou então que não havia condições para manter o cargo anunciado no sábado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com