Médicos Sem Fronteiras alertam para situação de refugiados

Os Médicos Sem Fronteiros (MSF) alertaram hoje para o agravamento da situação dos refugiados nas ilhas gregas do Dodecaneso, um arquipélago do Mar Egeu, ao qual têm chegado, desde há meses, pessoas em fuga de guerras e da fome.

Notícia

© Reuters

Lusa
20/06/2015 16:13 ‧ 20/06/2015 por Lusa

Mundo

Ilha

Esta organização internacional diz que, só este ano, já chegaram ao arquipélago, composto por 12 ilhas, mais de 46.000 refugiados através das fronteiras marítimas gregas, acrescentando que Lesbos, Jios, Kos, Leros e Samos, são as cinco ilhas que mais refugiados receberam.

"A situação em Kos é particularmente grave", alertam os MSF, citados hoje, Dia Internacional dos Refugiados, pela agência de notícias espanhola EFE.

A organização de apoio humanitário salienta que colocou em marcha, nos últimos meses, um programa de assistência médica e humanitária, devido à falta de atuação por parte das autoridades.

"Parece que a posição da União Europeia é a de tratar os imigrantes e refugiados como inimigos", afirmou o chefe da missão dos MSF na Grécia e nos Balcãs, Stathis Kirusis, ao diário To Bima.

"A gestão do fluxo de pessoas é da responsabilidade exclusiva do Estado. Contudo, na ausência de qualquer tipo de assistência significativa, decidimos que tínhamos de fazer alguma coisa pela saúde e dignidade básica destas pessoas", acrescentou aquele responsável.

A campanha dos MSF implementada na ilha de Kos, contempla o fornecimento de alojamento e a satisfação de, pelo menos, das necessidades básicas dos milhares de refugiados que chegam a cada semana.

Segundo esta organização internacional, em média, chegam diariamente a esta ilha entre 150 a 200 pessoas, sendo que mais de 90% são provenientes de países devastados pela guerra, como a Síria, Afeganistão, Iraque ou Somália.

O Governo grego tem apelado repetidamente à União Europeia para ajudar a lidar com esta situação, porque os seus recursos são limitados e a Guarda Costeira já reconheceu que o país está sobrecarregado.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas