O "problemático" presente que Morales ofereceu ao Papa

A imagem de Jesus crucificado num símbolo comunista parece ter surpreendido o Papa Francisco

NotíciaVídeo

© Reuters

Notícias Ao Minuto
09/07/2015 23:25 ‧ 09/07/2015 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Francisco

O Papa Francisco e o Presidente da Bolívia, trocaram presentes, ontem no Palácio do Governo em La Paz, mas a oferta Evo Morales foi notícia pelo seu caráter polémico. Trata-se de uma cruz de madeira formada com um martelo e uma foice, símbolo comunista.

Segundo a Renascença, que cita o padre Federico Lombardi, director da sala de imprensa da Santa Sé, Francisco não sabia que ia receber aquele presente.

“O Papa não o sabia, eu não o sabia e muito outros bispos não o sabiam. Nestas coisas, há sempre um problema de interpretação e utilização correctas. Porque, para nós, o mais importante é que não haja nenhuma confusão nem utilização ideológica da fé, um risco de confusão entre o religioso e o ideológico. E este, evidentemente, é um símbolo problemático”, disse o padre aos jornalistas.

Segundo explicou Evo Morales, a peça é uma reprodução de uma cruz criada pelo jesuíta espanhol Espinal, assassinado em 1980 por paramilitares devido ao seu compromisso com as lutas sociais na Bolívia, e a quem Francisco dedicou uma homenagem na quarta-feira.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas