Pelo menos 30 mortos em três ataques do Boko Haram

Pelo menos 30 pessoas foram mortas na terça-feira em ataques realizados pelo grupo radical islâmico Boko Haram a três localidades no nordeste da Nigéria, informaram hoje responsáveis locais e habitantes.

Notícia

©

Lusa
15/07/2015 17:50 ‧ 15/07/2015 por Lusa

Mundo

Nigéria

Os três ataques foram realizados simultaneamente e, no mais mortífero, pelo menos 20 pessoas foram mortas na localidade de Ngamu, disse Mohamed Sando, deputado da região, à agência France Presse.

Oito outras pessoas foram abatidas em Garin-Giwa, aldeia situada na margem do lago Chade, segundo um responsável sindical e um miliciano.

Em Damasak, na fronteira com o Níger, foram mortas pelo menos cinco pessoas, indicou um habitante que contou os corpos.

Os combatentes extremistas do Boko Haram aumentaram o número de ataques no norte da Nigéria desde a subida ao poder a 29 de maio do presidente Muhammadu Buhari, que apresentou a luta contra aqueles radicais como uma prioridade do seu mandato.

Iniciada em 2009, a insurreição islamita e a sua repressão pelas forças nigerianas causaram mais de 15.000 mortos e mais de 1,5 milhões de deslocados.

O Boko Haram pretende criar um estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul de maioria cristã.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas