Reporta o The Independent que o governo australiano planeia eliminar dois milhões de gatos selvagens até 2020 por forma a preservar espécies nativas cuja sobrevivência é ameaçada pela natureza predadora dos gatos.
Greg Hunt, ministro do Ambiente australiano, terá declarado “guerra aos gatos selvagens”, de acordo com o primeiro comissário do país para as espécies ameaçadas, Gregory Andrews, que foi encarregue de levar a cabo o programa de eliminação destes animais.
Andrews revelou os planos do governo australiano quando falava a partir de um jardim zoológico de Melbourne, esta quinta-feira.
De acordo com o responsável é um projeto que será levado a cabo nos próximos cinco anos para que se possam proteger os mamíferos e pássaros das espécies nativas australianas da extinção.
Sublinhe-se que todos os estados australianos concordaram em considerar os gatos selvagens como “uma praga”, devendo ser abatidos a tiro, por envenenamento ou armadilhas mas, refere o governo, estas ações devem ser levadas a cabo da forma mais "humana e eficaz" possível.