Grécia alerta: É preciso ajuda para lidar com migração em massa
A Europa tem sido o ponto de destino de refugiados e imigrantes que querem fugir à guerra e miséria.
© Reuters
Mundo Alexis Tsipras
Alexis Tsipras alerta que o “fluxo de imigração vai além das capacidades e infraestruturas da Grécia”, afirmou esta sexta-feira o primeiro-ministro grego, citado pela agência Reuters.
As declarações de Tsipras surgem após Vincent Cohetel, diretor para a Europa da Agência das Nações Unidas para os Refugiados, ter afirmado que "há um caos total nas ilhas gregas, não há locais de refúgio. Pedimos ao governo grego para que assuma a liderança e a coordenação da resposta a esta emergência", afirmou.
Para Tsipras, porém, a questão é europeia e não apenas dos países fronteiriços. Por essa razão, e numa altura em que a Grécia ainda se encontra a preparar as condições para o terceiro resgate, o primeiro-ministro grego chama a atenção dos restantes países.
“Agora é altura para ver se a União Europeia é a União Europeia da solidariedade, ou uma União Europeia que põe toda a gente a proteger as suas fronteiras”, disse, numa declaração em que assumiu que a Grécia tem “problemas significativos pela frente e é por isso que pedimos ajuda” a Bruxelas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com