O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido acusou, no domingo, a polícia espanhola de “clara violação do direito internacional” ao entrar nas águas de Gibraltar sem a devida autorização.
A mais recente polémica surgiu ontem depois de a Marinha Real Britânica ter escoltado para fora das suas águas territoriais de Gibraltar várias embarcações do Serviço de Vigilância Aduaneira de Espanha.
De acordo com a BBC, as embarcações em causa entraram nas águas britânicas, “em repetidas ocasiões”, quando perseguiam barcos com presumíveis traficantes de droga no seu interior.
“Entendemos que os espanhóis estavam a perseguir outros barcos que poderiam estar a cometer delitos, mas ainda assim, é completamente inaceitável e ilegal, à luz do direito internacional, entrarem nas nossas águas sem nos avisarem”, frisou o ministro britânico Hugo Swire.
Além das incursões em águas de Gibraltar, as autoridades espanholas enviaram também helicópteros para o local e até abordaram um navio local, inquirindo a respetiva tripulação.
Ainda segundo o ministro, o Reino Unido quer discutir este assunto com as autoridades espanholas o mais breve possível.