EUA "profundamente inquietos" com detenções em Cuba no domingo

Os Estados Unidos condenaram hoje as detenções de cerca de 90 opositores que se manifestaram no domingo com máscaras da cara do Presidente Barack Obama.

Notícia

©

Lusa
10/08/2015 ‧ 10/08/2015 por Lusa

Mundo

Obama

"Estamos profundamente inquietos com a prisão de ativistas pacifistas", referiu John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado, numa declaração a poucos dias da visita história histórica a Havana do secretário de Estado John Kerry.

Cerca de 90 cubanos foram detidos no domingo em Havana quando se manifestavam contra a reabertura da embaixada dos Estados Unidos em Cuba, usando máscaras com a cara de Obama.

De acordo com a agência noticiosa francesa France Presse, as pessoas foram detidas depois de terem participado numa marcha do grupo Damas de Branco, um movimento de oposição ao regime de Cuba que pede a libertação de presos políticos.

"Ele [Barack Obama] é responsável pelo que se passa, o governo cubano encorajou-se com as negociações com Washington", afirmou o analista político Ángel Moya, pouco antes de ser detido.

Ainda assim, Ángel Moya espera que o presidente dos Estados Unidos "imponha condições ao governo de Cuba para que parem as violações de direitos humanos".

As detenções acontecem dias antes da reabertura, marcada para sexta-feira da embaixada dos Estados Unidos em Havana, num sinal histórico de reaproximação diplomática entre os dois países.

Na reabertura da embaixada em Havana estará presente o chefe da diplomacia de Washington, John Kerry.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas